sexta-feira, 25 de novembro de 2011

COMO SER BOM NOS ESTUDOS

Para os estudantes que ingressam em nova fase escolar ou para aqueles que querem (e muitas vezes precisam, com certa urgência) dar uma guinada no desempenho em sala de aula, algumas dicas são eficazes para que se obtenha maior destaque nos estudos. Orientadores educacionais apontam que na sala de aula tudo deve ser observado e são diversos os elementos que influenciam o aproveitamento. A timidez, por exemplo, é um fator que impede que o aluno elimine suas dúvidas diretamente com o professor, deixando de absorver mais conteúdo.
Estabelecer um planejamento é fundamental. Além da dedicação com o conteúdo ministrado pelo mestre, a busca de conhecimento paralelo à escola também é grande aliada do aluno. Para o estudo além dos portões escolares, devem ser reservadas horas do dia para tarefas, pesquisas ou trabalhos e avaliações, com intervalos para outras atividades, leituras e pesquisas diversas que evitam o cansaço e o estudo mecânico, um dos principais causadores do clássico “branco” que surpreende o aluno justamente quando este está frente à sua prova. Ambientes calmos, claros, isolados de barulho, ajudam a combater a falta de concentração, outro perigo. Boa alimentação, sono regular de 8 horas diárias e a prática de atividades físicas também auxiliam no desempenho.
Para crianças, do ensino básico ao fundamental, algumas matérias podem representar uma barreira. A inserção no universo escolar deve ser acompanhada pelos pais desde os primeiros anos do estudo. Sentindo-se amparada, a criança também ira sentir-se livre para dividir suas angústias de matemática com os pais, que junto aos professores, irão traçar o melhor caminho para a solução do problema. Tudo parece se agravar com a puberdade. Alguns problemas e conflitos típicos da faixa etária também são encontrados em diversas formas na vida escolar. Nesta fase, o adolescente questiona-se perante o mundo e por muitas vezes, a resposta percorre labirintos confusos. Como ferramenta para impedir que haja o desinteresse é importante ressaltar o valor real da educação, não apenas o valor físico de um diploma. O aluno deve estar atento às disciplinas em que possui maiores dificuldades e dedicar maior tempo a elas, sem fugir de desafios. O aluno que dissipa suas dificuldades e dúvidas têm mais chances de sucesso não só na aprovação do ensino médio, por exemplo, mas também em vestibulares.
É fundamental que se sinta confiante. Para isso, olhar a escola sob uma perspectiva menos carrasca tem grande efeito. Notas baixas devem ser admitidas como o resultado de um exame que deve auxiliar para que problemas sejam corrigidos e não devem ser consideradas pelo aluno como um estigma. E para não falhar, de nenhum modo, a dedicação deve caminhar lado ao lado do aluno, ou melhor, deve acompanhá-lo em sua mochila.

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