terça-feira, 8 de novembro de 2011

PLANO FINANCEIRO PESSOAL


PLANEJAMENTO FINANCEIRO

A vida de estudante muitas vezes é marcada por algumas dificuldades financeiras, segue abaixo algumas dicas que podem ser úteis para garantir melhor aplicação de seus recursos. Boa leitura.
 
Planejamento, além da idéia de programar, organizar, envolve também uma intenção: a busca de inovação, rompimento com o antigo.

No planejamento financeiro está a intenção de um futuro desejado. Significa estabelecer e seguir uma estratégia precisa ( onde estou e onde quero chegar ), dirigida para a acumulação de bens e valores que irão formar o patrimônio de uma pessoa e de sua família.

Visa tornar realidade seus objetivos e sonhos, identificando-os adequadamente e estabelecendo horizontes para sua concretização.
Um alto salário não é garantia de conforto financeiro assim como um salário baixo não implica que não conseguirá formar uma poupança adequada às suas necessidades.
As pessoas tem que saber viver com o que tem.
O planejamento financeiro irá ajudar a evitar erros, como a falta de recursos numa situação de emergência ou evitar que se contratem dívidas além do necessário. Além disso, planejar suas finanças irá ajudar a tomar decisões de investimento consistentes com o perfil de tolerância a riscos e com relação aos objetivos e metas.

O ciclo da vida tem várias fases, cada uma com seus desafios e peculiaridades. Através do Planejamento Financeiro é possível identificar as oportunidades e dificuldades de cada uma para, antecipadamente, planejar, com propriedade e tranqüilidade, estratégias para enfrentar cada situação.
O Planejamento Financeiro pode fazer mais por seu futuro do que 35 anos de trabalho duro.
Se destina a qualquer pessoa ou unidade familiar que busca a melhoria da Saúde Financeira, por exemplo:
§ A empresários, executivos e profissionais liberais sem tempo para organizar, controlar e monitorar suas finanças
§ A quem quer se disciplinar para ter um futuro financeiro de tranquilidade
§ A famílias / pessoas diante de algum evento específico
§ A quem necessita comprometer os membros da família em projetos financeiros conjuntos
§ A superindividados passivos
O planejamento financeiro abrange análise de todas as suas necessidades e de sua família, principalmente:
· Avaliação da Situação Financeira
Este é um passo muito importante. Para saber onde quer chegar e quando, você precisa saber onde está e qual sua velocidade potencial. Como andam as finanças de sua família, ou seja, como estão receitas, gastos, dívidas e investimentos?
Como elas se comparam com famílias de perfil de renda similar?
· Quais os seus Objetivos? Quanto eles valem?
Definir e avaliar seus objetivos e sonhos, ou seja, indicar quanto você precisa para realizá-los e determinar se são factíveis e o prazo para alcançá-los são duas peças essenciais desse seu quebra-cabeça financeiro.
Projetar a evolução de seu orçamento doméstico e seu patrimônio com vistas a estabelecer metas periódicas.
· Conheça o seu Perfil
Estruturar uma carteira de investimentos que não lhe cause estresse, é contribuir para sua saúde financeira.
Conhecer seu perfil de tolerância ao risco e as alternativas de investimento e financiamento irá contribuir para aprimorar seu conhecimento do mercado financeiro.
· Planos de Investimento
Como construir seu patrimônio ao longo dos anos de forma a ter poupança suficiente para arcar com suas necessidades futuras, ou seja, ter recursos para alcançar seus objetivos e sonhos.
Detalhar um plano de investimento é crítico para saber como, quando, e se você e sua família serão capazes de realizar seus sonhos.
Está aí incluído também a análise de modalidades de investimento. Você deverá escolher uma estratégia de investimento adequada a sua condição financeira atual e futura, ao seu perfil, seus objetivos e ao prazo desejado para chegar lá.
· Avaliação de Risco e Estratégias de Proteção
Identificar riscos potenciais que possam gerar consequências financeiras desastrosas e o possível impacto destes eventos no orçamento familiar ajudam você a se prevenir e se preparar.
Identificar estratégias para proteger você e sua família contra riscos como doença, invalidez, acidentes, morte e outras situações extremas, analisando seu custo X benefício.
· Planejamento de Aposentadoria
Sabemos do aumento da expectativa de vida a cada geração.
O período de vida na aposentadoria está cada vez mais longo e envolve mudança de estratégia de investimentos e gastos.
Seja qual for a sua idade, nível de renda e objetivos, você e sua família devem começar a planejar a aposentadoria desde cedo. Como qualquer processo de planejamento financeiro, o planejamento da aposentadoria envolve determinar suas necessidades e de sua família durante os anos de aposentadoria, planejar investimentos específicos, e monitorá-los constantemente.
· Planeje seus Impostos
Planejamento tributário não é sonegação. Há estratégias de investimento que podem gerar ganhos, como o prazo ou tipo de investimento, a postecipação de impostos em prividência privada.
· Situações específicas
Outras análise poderão ser objeto de contratação, por exemplo o planejamento de herança, compra e venda de ativos.

Formulação dos objetivos e alternativas para você e sua família

O foco do processo de planejamento financeiro é você e sua família.
Portanto, é imprescindível a sua participação ativa nesse processo, junto com nosso consultor, enfatizando que o maior responsável pelos resultados será você.

Deve-se atentar para os seguintes pontos básicos:
  • Fixar objetivos factíveis. Não adianta querer R$ 1 milhão daqui a 3 anos aplicando R$ 100 por mês. Esse é um objetivo no mínimo improvável de ser alcançado. O importante é quantificar seus objetivos tendo em vista as condições do mercado, e que deverão ser revisados no futuro.
  • Compreender o efeito de cada decisão financeira. Cada decisão financeira que você toma traz consequências para o seu bolso. Se você economiza mais para comprar uma casa própria isto gera impacto sobre o poder de consumo de sua família. Esta correlação entre as diversas decisões financeiras implica que você sempre tem que avaliar as consequências geradas sobre outros itens de seu planejamento financeiro.
  • Reavaliar sua situação financeira periodicamente. Planejamento financeiro é algo dinâmico. Além dos seus objetivos e os de sua família poderem mudar ao longo dos anos devido às mudanças de estilo de vida e outras questões, a situação da economia também é mutável, assim como os preços dos sonhos também mudam. É preciso revisar seu plano financeiro constantemente e fazer os ajustes necessários. Isto ajudará você a manter seu plano na direção desejada para atingir suas metas e realizar seus sonhos.
  • Prazo: O prazo para apresentação do Relatório, cumpridas as etapas de análise e de formulação dos objetivos e alternativas é, em princípio, de 7 dias úteis, a contar do recebimento de todas as informações e da confirmação do pagamento ajustado.
Tão ou mais importante que as avaliações, análise, discussões e a formulação de objetivos, é a sua IMPLEMENTAÇÃO ou o FAZER ACONTECER. Esta etapa é da responsabilidade do CLIENTE.
A implementação das recomendações, estratégias bem como contratação de produtos e serviços é de sua exclusiva responsabilidade, assim como a escolha de contrapartes nos negócios.
Quanto ao ACOMPANHAMENTO do planejado versus realizado, a equipe do Financenter poderá atuar, visando monitorar, corrigir ou fazer ajustes necessários considerando as características das pessoas participantes, bem como mudanças no cenário.
Revisões e atualizações futuras, decorrentes de mudanças no estágio de vida, no mercado, nos objetivos, serão objeto de novo planejamento.

Fonte: Financiare

Nenhum comentário:

Postar um comentário